Tratamentos Alternativos Eficazes na Cura de Doenças

Busca meios mais naturais para curar doenças e problemas que acometem o organismo? Uma boa saída para procedimentos menos invasivos e até a redução do uso de medicamentos, sem dúvidas, é o suporte das ciências alternativas. Confira.
Neste artigo, apresentamos a Ayurveda e a acupuntura coreana para mãos sem o uso de agulhas. Se interessou pelos assuntos? Continue conosco, porque vamos te apresentar um mundo natural e de bem-estar. Você jamais imaginou que pudessem existir técnicas alternativas tão eficazes e a favor da sua saúde.
Medicina Alternativa: Técnicas Que Vão Mudar a Sua Vida
1 – Ayurveda, a Ciência da Vida

Técnica com cerca de 7 mil anos de existência, a Ayurveda tem origem na Índia. A base de sua medicina é a orientação para a qualidade de vida e a satisfação de quem a pratica. Seu nome é a junção de “Ayur” (vida) e “veda” (ciência), resultando na filosofia da “Ciência da Vida”.
Mas o que faz a medicina ayurvética? Ela propõe o equilíbrio entre o corpo e a mente, ou seja, ela cuida desses dois pontos fundamentais para a integralidade do ser humano saudável, que passa a ser considerado realmente saudável.
A ciência antiga trabalha com a identificação de 5 forças da natureza que atuam juntas no corpo humano. São elar o ar, o fogo, a água, a terra e o espaço.
O profissional com conhecimento em Ayurveda irá analisar cada paciente, que tem uma composição diferente de doshas. O dosha é encontrado nos elementos da natureza e cada indivíduo pode ter uma necessidade diferente para que tenha equilíbrio. Então o tratamento será dado para o seu dosha apresentado.
Há pacientes que são orientados a praticar mais atividades físicas, por ser o seu dosha de uma agitação natural. Outros que são mais tranquilos precisam de uma dose a mais de energia, então o seu diagnóstico será a necessidade de atividades de maior agitação.
Essa avaliação também é feita com a sua alimentação e qual será mais indicada para o seu tipo de dosha:
- Vata – Espaço/ar
Atividades relaxantes, que desacelerem o corpo, como a meditação e o yoga. A alimentação deve ser “quente”, forte, mais salgada do que doce e ácida e com muitos nutrientes.
- Pitta – Fogo/água
Para equilibrar o fogo, atividades como a natação são indicadas. A melhor alimentação é a fria, encontrada em saladas e sopas não aquecidas. Os pratos de verão caem melhor do que os pesados.
- Kapha – Água/terra
Mais agitação e adrenalina. Essa á a recomendação para os pacientes, que costumam ser muito calmos. Alimentos muito doces são os que devem ser evitados ou ingeridos em menor quantidade. Pacientes com Kapha são orientados a preferir peixe e frango à carne vermelha.
2 – Acupuntura Coreana Para Mãos

Diferentemente da tradicional acupuntura coreana, a acupuntura coreana para mãos não utiliza agulhas, ou seja, é indolor. Mas, mesmo assim, traz inúmeros benefícios para a saúde.
Seu verdadeiro nome é KoryoSoojiChim e foi apresentada nos anos 70 pela primeira vez. Para chegar a esse ponto e se tornar mundialmente conhecida, o médico que a descobriu sentiu na pele (literalmente) os seus efeitos de cura.
O Dr. Tae Woo Yoo sentia enxaqueca e as dores não passaram com a aplicação da técnica de acupuntura tradicional. Foi então que ele teve uma ideia: associar os dedos da mão com as regiões do corpo. Sendo assim, ele massageou o dedo médio pensando estar ligado à nuca.
Uma grande surpresa: a massagem funcionou, e a enxaqueca se dissipou.
A acupuntura coreana para mãos não pode ser aplicada por qualquer pessoa, sob o risco de acionar regiões erradas e não promover a eficácia necessária. Então o profissional deve ter total conhecimento e estudar sobre as técnicas e os reflexos dos órgãos e do corpo a essa medicina alternativa.
Quem tem problemas circulatórios, neurológicos, nas articulações, dermatológicos, respiratórios, digestivos e muitos outros se torna um paciente em potencial da técnica, que tem seus resultados reconhecidos.
Já fez algum dos tratamentos alternativos para a cura de doenças e gostaria de compartilhar a sua experiência conosco? Seja bem-vindo!