Como vender no Instagram: imagem é tudo!

Não podemos negar a paixão dos brasileiros pelas redes sociais. Só para você ter uma ideia, até o primeiro semestre de 2022, aproximadamente 99 milhões de usuários ativos interagem apenas no Instagram.
E esse número não é apenas de pessoas que gostam de ver vídeos e fotos, elas também compram! Agora, você deve estar se perguntando: como vender no Instagram se são apenas fotos ou vídeos curtos?
Sim, 99 milhões de possíveis consumidores é um número expressivo, principalmente quando o investimento é relativamente baixo e o retorno é alto. Mas isso dependerá muito da sua dedicação somada à criatividade e disposição em gerar conteúdos.
Quer saber como vender no Instagram? Então, compreenda sua dinâmica
O ano era 2010 e as redes sociais mais famosas eram o Twitter e o Facebook. Ambas com públicos e foco distintos: um operava apenas com texto enquanto o outro permitia também a utilização de mídias. Claro, cada uma tinha suas limitações, como número de caracteres e versão mobile com muito a melhorar.
Mas e como ficava o público que consumia mais imagens e vídeos? Desse limbo nasce o Instagram, que logo caiu no gosto popular e em pouco tempo já havia feito sucesso. Aliás, na época a qualidade das câmeras não era muito boa e os filtros do Instagram eram uma boa pedida nas edições.
Não demorou muito para que pessoas começassem a compartilhar conteúdos que despertavam o interesse dos usuários em adquirir o que estava na foto. Dessa forma, abriu-se um mundo novo para comerciantes varejistas adentrar o comércio online.
Assim, como toda plataforma de interação, o Instagram também tem um algoritmo que seleciona uma série de fotos e vídeos de perfis aleatórios que combinam com o tipo de material consumido pelo usuário.
Como isso é feito? Por meio de palavras-chave e as famosas hashtags. Por exemplo, se você costuma visitar, curtir e comentar publicações relacionadas a e-commerces e marcas, a tendência é você receber mais e mais conteúdos relacionados.
E é a partir dessa informação que vamos ensinar a você como usar o Instagram para vender.
Como movimentar seu e-commerce no Instagram?
O primeiro passo é baixar e instalar o app. Você pode utilizá-lo tanto no seu computador quanto no seu celular. Mas a versão para computador não tem tantas funcionalidades.
Já o celular, é mais prático, rápido e com mais ferramentas. Afinal, está com você o tempo todo e é mais fácil de criar as imagens, vídeos e transmissões ao vivo. Por isso, é o preferido da maioria das pessoas.
Após instalar, você pode criar uma conta comum ou aderir ao Instagram for Business. Na segunda opção você tem muitas opções de métricas e informações que facilitam na criação do seu conteúdo.
Você deve estar se perguntando se é possível vender no Instagram com uma conta comum? Sim, é possível. Mas você não terá acesso às ferramentas necessárias para acompanhar o desempenho das campanhas criadas e nem direcionar os consumidores.
Sendo assim, utilize a descrição do perfil para mostrar onde seus produtos estão disponíveis. Agora, vamos ver o que não pode faltar para saber como vender produtos no Instagram e fazer sucesso.
1. Saiba quem compra seus produtos e quem poderá ter interesse
Como vender no Instagram sem conhecer seus clientes? Para traçar uma estratégia funcional, procure entender quem são os seus consumidores. Por exemplo, se você vende artigos infantis em seu e-commerce, a maioria dos clientes serão adultos de 20 a 45 anos (pais) e de 46 a 65 anos (avós), mas o alvo são crianças.
Dessa maneira, você consegue se planejar corretamente para atingir esse público.
2. Não compartilhe conteúdos ofensivos ou proibidos
O Instagram possui regras rígidas quanto ao conteúdo compartilhado e certamente você não quer seu perfil business bloqueado ou com um shadowban. Ou seja, de acordo com as diretrizes da própria rede social, seu perfil não pode apresentar:
- Imagens que não foram feitas por você ou que você não detenha o direito
- Conteúdo com nudez
- Comportamentos que apoiem, orientem ou incentivem o ódio e a violência
- Conteúdo com menção erótica ou pornográfica
- Adoção de plataformas de terceiros visando spam, mais likes, seguidores ou visualizações
- Promoção sorteios ou campanhas enganosas
- Promoção de atividades ilegais, como oferta de produtos roubados ou falsificados
Quer saber mais sobre o que pode te banir do Instagram ou provocar o temido shadomban? Acesse a matéria do TechTudo.
3. Pense fora da caixa
Oferecer “mais do mesmo” não é algo que vai fazer você se destacar. Dessa forma, procure produzir vídeos, reels e imagens que sejam criativas e originais para que seu produto receba o devido destaque.
Está encontrando dificuldade em manter seu perfil ativo e criativo? Pesquise os concorrentes e adapte as melhores ideias. Use filtros, ofereça conteúdos ricos e, principalmente, mostre uma pessoa interagindo ou usando seu produto.
Quer uma última dica? Abra o Instagram, clique na lupa no canto inferior esquerdo e pesquise por palavras-chave relacionadas ao que você comercializa. Em seguida, selecione a categoria que você quer saber, como os Principais resultados, Contas, Áudios, Tags e Locais.
Os primeiros resultados que aparecem na aba Principais são os mais famosos, com mais engajamento e com potencial de viralizar.
4. Faça campanhas assertivas
Nós sabemos que a vontade é de anunciar todos os produtos de uma vez só e falar um pouquinho de cada coisa. Mas, infelizmente, esse não é um modelo que pode ajudar você a prosperar.
Afirmamos isso, pois, dessa maneira você não conseguirá identificar qual campanha está dando certo ou não, assim como o público que está sendo convertido. Ao criar um conteúdo uniforme falando de todas as qualidades, formas de uso e dicas de um mesmo produto, a possibilidade de cativar novos consumidores é maior.
Em seguida, você pode investir em conteúdos de um produto que converse com o último anunciado. Por exemplo, você anunciou uma nova coleção de anéis com fotos incríveis relacionadas à natureza. A sua próxima campanha pode ser sobre colares com a mesma temática natural, para manter a uniformidade.
Você vende em marketplace e quer anunciar no Instagram? Então essas dicas são para você!
Vender no Instagram não é um mistério e você acabou de ver que pode ser mais fácil do que imaginava. Mas não basta mostrar lindas fotos e vídeos curtos interessantes se o seu e-commerce ou loja em marketplace não for boa o suficiente.
Para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos é interessante ter um bom sortimento de produtos, criar anúncios em outras redes sociais, oferecer bom atendimento ao cliente e proporcionar uma boa experiência do cliente.
Para finalizar, saber como vender no Instagram e em outras redes sociais é uma pequena parte da estratégia para dar um up nas vendas e incrementar ainda mais os seus números. Desejamos ótimas vendas!
Este texto foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.