Como vender no Instagram: imagem é tudo!

N√£o podemos negar a paix√£o dos brasileiros pelas redes sociais. S√≥ para voc√™ ter uma ideia, at√© o primeiro semestre de 2022, aproximadamente 99 milh√Ķes de usu√°rios ativos interagem apenas no Instagram.

E esse n√ļmero n√£o √© apenas de pessoas que gostam de ver v√≠deos e fotos, elas tamb√©m compram! Agora, voc√™ deve estar se perguntando: como vender no Instagram se s√£o apenas fotos ou v√≠deos curtos?

Sim, 99 milh√Ķes de poss√≠veis consumidores √© um n√ļmero expressivo, principalmente quando o investimento √© relativamente baixo e o retorno √© alto. Mas isso depender√° muito da sua dedica√ß√£o somada √† criatividade e disposi√ß√£o em gerar conte√ļdos.

Quer saber como vender no Instagram? Ent√£o, compreenda sua din√Ęmica

O ano era 2010 e as redes sociais mais famosas eram o Twitter e o Facebook. Ambas com p√ļblicos e foco distintos: um operava apenas com texto enquanto o outro permitia tamb√©m a utiliza√ß√£o de m√≠dias. Claro, cada uma tinha suas limita√ß√Ķes, como n√ļmero de caracteres e vers√£o mobile com muito a melhorar.

Mas e como ficava o p√ļblico que consumia mais imagens e v√≠deos? Desse limbo nasce o Instagram, que logo caiu no gosto popular e em pouco tempo j√° havia feito sucesso. Ali√°s, na √©poca a qualidade das c√Ęmeras n√£o era muito boa e os filtros do Instagram eram uma boa pedida nas edi√ß√Ķes.

N√£o demorou muito para que pessoas come√ßassem a compartilhar conte√ļdos que despertavam o interesse dos usu√°rios em adquirir o que estava na foto. Dessa forma, abriu-se um mundo novo para comerciantes varejistas adentrar o com√©rcio online.

Assim, como toda plataforma de interação, o Instagram também tem um algoritmo que seleciona uma série de fotos e vídeos de perfis aleatórios que combinam com o tipo de material consumido pelo usuário.

Como isso √© feito? Por meio de palavras-chave e as famosas hashtags. Por exemplo, se voc√™ costuma visitar, curtir e comentar publica√ß√Ķes relacionadas a e-commerces e marcas, a tend√™ncia √© voc√™ receber mais e mais conte√ļdos relacionados.

E é a partir dessa informação que vamos ensinar a você como usar o Instagram para vender.

Como movimentar seu e-commerce no Instagram?

O primeiro passo é baixar e instalar o app. Você pode utilizá-lo tanto no seu computador quanto no seu celular. Mas a versão para computador não tem tantas funcionalidades.

J√° o celular, √© mais pr√°tico, r√°pido e com mais ferramentas. Afinal, est√° com voc√™ o tempo todo e √© mais f√°cil de criar as imagens, v√≠deos e transmiss√Ķes ao vivo. Por isso, √© o preferido da maioria das pessoas.

Ap√≥s instalar, voc√™ pode criar uma conta comum ou aderir ao Instagram for Business. Na segunda op√ß√£o voc√™ tem muitas op√ß√Ķes de m√©tricas e informa√ß√Ķes que facilitam na cria√ß√£o do seu conte√ļdo.

Voc√™ deve estar se perguntando se √© poss√≠vel vender no Instagram com uma conta comum? Sim, √© poss√≠vel. Mas voc√™ n√£o ter√° acesso √†s ferramentas necess√°rias para acompanhar o desempenho das campanhas criadas e nem direcionar os consumidores. 

Sendo assim, utilize a descrição do perfil para mostrar onde seus produtos estão disponíveis. Agora, vamos ver o que não pode faltar para saber como vender produtos no Instagram e fazer sucesso.

1. Saiba quem compra seus produtos e quem poder√° ter interesse

Como vender no Instagram sem conhecer seus clientes? Para traçar uma estratégia funcional, procure entender quem são os seus consumidores. Por exemplo, se você vende artigos infantis em seu e-commerce, a maioria dos clientes serão adultos de 20 a 45 anos (pais) e de 46 a 65 anos (avós), mas o alvo são crianças.

Dessa maneira, voc√™ consegue se planejar corretamente para atingir esse p√ļblico.

2. N√£o compartilhe conte√ļdos ofensivos ou proibidos

O Instagram possui regras r√≠gidas quanto ao conte√ļdo compartilhado e certamente voc√™ n√£o quer seu perfil business bloqueado ou com um shadowban. Ou seja, de acordo com as diretrizes da pr√≥pria rede social, seu perfil n√£o pode apresentar:

  • Imagens que n√£o foram feitas por voc√™ ou que voc√™ n√£o detenha o direito
  • Conte√ļdo com nudez
  • Comportamentos que apoiem, orientem ou incentivem o √≥dio e a viol√™ncia
  • Conte√ļdo com men√ß√£o er√≥tica ou pornogr√°fica
  • Ado√ß√£o de plataformas de terceiros visando spam, mais likes, seguidores ou visualiza√ß√Ķes
  • Promo√ß√£o sorteios ou campanhas enganosas
  • Promo√ß√£o de atividades ilegais, como oferta de produtos roubados ou falsificados

Quer saber mais sobre o que pode te banir do Instagram ou provocar o temido shadomban? Acesse a matéria do TechTudo.

3. Pense fora da caixa

Oferecer ‚Äúmais do mesmo‚ÄĚ n√£o √© algo que vai fazer voc√™ se destacar. Dessa forma, procure produzir v√≠deos, reels e imagens que sejam criativas e originais para que seu produto receba o devido destaque.

Est√° encontrando dificuldade em manter seu perfil ativo e criativo? Pesquise os concorrentes e adapte as melhores ideias. Use filtros, ofere√ßa conte√ļdos ricos e, principalmente, mostre uma pessoa interagindo ou usando seu produto.

Quer uma √ļltima dica? Abra o Instagram, clique na lupa no canto inferior esquerdo e pesquise por palavras-chave relacionadas ao que voc√™ comercializa. Em seguida, selecione a categoria que voc√™ quer saber, como os Principais resultados, Contas, √Āudios, Tags e Locais.

Os primeiros resultados que aparecem na aba Principais s√£o os mais famosos, com mais engajamento e com potencial de viralizar.

4. Faça campanhas assertivas

Nós sabemos que a vontade é de anunciar todos os produtos de uma vez só e falar um pouquinho de cada coisa. Mas, infelizmente, esse não é um modelo que pode ajudar você a prosperar.

Afirmamos isso, pois, dessa maneira voc√™ n√£o conseguir√° identificar qual campanha est√° dando certo ou n√£o, assim como o p√ļblico que est√° sendo convertido. Ao criar um conte√ļdo uniforme falando de todas as qualidades, formas de uso e dicas de um mesmo produto, a possibilidade de cativar novos consumidores √© maior.

Em seguida, voc√™ pode investir em conte√ļdos de um produto que converse com o √ļltimo anunciado. Por exemplo, voc√™ anunciou uma nova cole√ß√£o de an√©is com fotos incr√≠veis relacionadas √† natureza. A sua pr√≥xima campanha pode ser sobre colares com a mesma tem√°tica natural, para manter a uniformidade.

Você vende em marketplace e quer anunciar no Instagram? Então essas dicas são para você!

Vender no Instagram não é um mistério e você acabou de ver que pode ser mais fácil do que imaginava. Mas não basta mostrar lindas fotos e vídeos curtos interessantes se o seu e-commerce ou loja em marketplace não for boa o suficiente.

Para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos √© interessante ter um bom sortimento de produtos, criar an√ļncios em outras redes sociais, oferecer bom atendimento ao cliente e proporcionar uma boa experi√™ncia do cliente.

Para finalizar, saber como vender no Instagram e em outras redes sociais √© uma pequena parte da estrat√©gia para dar um up nas vendas e incrementar ainda mais os seus n√ļmeros. Desejamos √≥timas vendas!
Este texto foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.

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